Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
 Leach, 1820
Espécie: S. hylophila

Nome Científico

Strix hylophila
Temminck, 1825

Nome em Inglês

Rusty-barred Owl


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Coruja-listrada

A coruja-listrada é uma ave strigiforme da família Strigidae. Também conhecida como corujão.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) strix = coruja, corujinha; e do (grego) hulë = da mata, da floresta; e philos, phileö = amigo, que gosta de. ⇒ Coruja que gosta da mata.

Características

A coruja-listrada, espécie bastante rara e pouco estudada, é uma coruja de médio porte medindo cerca de 32 a 37,6 cm (macho) e de 33 a 38,6 cm (fêmea) e pesando de 249 a 340g (macho) e 276 a 395g (fêmea). Seu nome comum se deve a plumagem listrada. Coloração geral escamada castanho-avermelhada na cabeça, dorso, asas e cauda. Partes inferiores brancas densamente barradas de castanho-ferrugíneo, concentrado no peito e disperso no abdome. Disco facial canela com linhas concêntricas em torno dos olhos escuros. Penas brancas compõem a espessa, porém curta sobrancelha, o loro e a estria malar. Garganta com penas brancas que ficam mais evidentes quando a ave vocaliza. Tarsos emplumados cor-de-canela.

Voz: Sequencia de notas roucas e graves, iniciando com 5 a 9 notas de volume crescente “crô-crô-crô…“seguidas,após um pequeno intervalo, por cerca de 6 a 7 notas de volume decrescente, com acento na segunda, quarta e sexta notas “croh-cróóh…croh-cróóh…croh-cró-croh”; grito mais longo do que as notas do canto “rrôôuhh…”.

Alimentação

Alimenta-se principalmente de insetos (e outros artrópodes), ratos, ratazanas, marsupiais, morcegos, e pode predar lagartos e aves pequenas ocasionalmente. Provavelmente também anfíbios.

Reprodução

Seu período de reprodução se inicia entre os meses de agosto e outubro, nidificando em troncos e ocos de árvores, recurso que não é muito freqüente e pelo qual as corujas competem com uma série de outros animais. Põe de 2 a 3 ovos que têm um período de incubação de 29 dias em média, com os filhotes já totalmente independentes com cerca de 4 meses.

Hábitos

Hábitos predominantemente noturnos. A identidade de suas presas sugere que caça preferencialmente no estrato médio e superior da mata. Habita floresta primária,florestas de diferentes graus de degradação, mata secundária e plantações ativas ou abandonadas de pinheiros. Matas temperadas, florestas de montanha e mata tropical perenifólia de baixada com sub-bosque denso composto por bambus e trepadeiras. Muitas vezes próximas a habitações. Apesar de ser considerada endêmica do bioma Mata Atlântica, essa espécie foi registrada no Campus da Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-Go, no cerrado ralo, o que indicaria uma área de ocorrência maior para essa espécie. Devido à destruição de seus habitats é considerada como quase ameaçada de extinção, devido a drástica redução dos remanescentes de mata atlântica, a coruja listrada sofreu uma retração acentuada em suas áreas de distribuição.

Distribuição Geográfica

Ocorre do sudeste ao sul do Brasil (de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul), além do Paraguai e Nordeste da Argentina. Do nível do Mar até 1500 m de atitude. Restrita à Mata Atlântica.

Referências

Galeria de Fotos